Saiba qual o tratamento indicado para alisar seu cabelo

 

 

Cacheado, enrolado, ondulado, crespo e afro. Esses são os perfis de cabelos da maioria das mulheres brasileiras que, insatisfeitas, sempre procuram um jeitinho de alterar a forma natural dos fios e deixá-los lisinhos, estilo “chapinha”. Segundo uma pesquisa da H&A, realizada em 2006, 55% das brasileiras gostariam de ter cabelos lisos, mas somente 27% delas os têm naturalmente. Mas antes de escolher o método de alisamento, é melhor conhecer quais são os mais indicados para seu tipo de cabelo.

 

O cabeleireiro Leandro Montesino, do MMeilus Studio, recomenda alisamento definitivo para mulheres que têm cabelos crespos, estilo afro, e querem fios mais lisos. “Esse tratamento é feito com hidróxidos de guanidina e de sódio e deixa o cabelo com as pontas viradas e com efeito natural”, explica. O retoque de raiz deve ser feito de três a seis meses.

 

De acordo com Célia Liberato, cabeleireira do RW Persil, especializada em alisamentos, a guanidina é uma substância indicada só para cabelos virgens, que já tenham sido alisados com essa base, crespos, afros ou com fios grossos.

 

Já aquelas que estão cansadas dos cabelos enroladinhos podem fazer uma combinação de relaxamento e escova progressiva. “O relaxamento é feito com a substância tioglicolato de amônia e tem poder de quebrar os cachos e deixar o cabelo com ondulações”, garante Montesino. Para deixar liso por completo, a indicação é fazer escova progressiva também, que tem duração de três meses.

 

Mulheres com cabelos ondulados, aqueles que não são nem lisos nem enrolados, tem a possibilidade de fazer escova progressiva para deixar os fios mais retos. “A progressiva não tem o poder de alisamento em cabelos muito cacheados, por isso, não é indicada para este tipo de cabelo. A vantagem é que a pessoa pode lavar e secar com a toalha amassando os fios e deixá-lo com ondas ou secar com secador e deixá-lo liso”, diz.

 

Para aqueles cabelos volumosos e cheios de frizz, a recomendação é fazer defrisagem. “Esse tratamento tira o volume do cabelo, além de controlar as ondas e o frizz. Ele é feito com cana-de-açúcar ou tioglicolato de amônia”, diz o cabeleireiro.

 

Mas atenção! Segundo Montesino, qualquer tipo de alisamento causa danos ao cabelo, por isso, é necessário fazer hidratação e tratamentos que recuperem e reconstruam os fios. “O alisamento mexe na estrutura dos fios, que são formados por pontes de sulfeto e dão forma ao cabelo. A química usada nesses tratamentos quebra essas pontes de ligação, dão uma nova forma ao fio. Com ajuda do secador e da chapinha e com neutralizante as pontes são religadas. Então, quando as mulheres fazem alisamento, relaxamento ou qualquer outro processo, estão danificando o cabelo, por isso, é recomendado fazer tratamentos de reconstrução (cauterização) uma vez por mês e hidratação uma vez por semana ou a cada 15 dias”, afirma.

 

Outro cuidado que deve ser tomado antes de fazer alisamento é verificar se a pessoa é alérgica a qualquer produto que faça parte do tratamento. “Primeiro faço uma ficha de anamnese com perguntas relacionadas à saúde, se há histórico de alergia. Mas o ideal é aplicar um pouco do produto atrás da orelha ou no punho para verificar se há algum tipo de reação alérgica”, diz Montesino.

 

Mas se você é daquelas que preferem assumir a forma natural das madeixas, mas não abre mão de cuidados, o hair stylist Paulo César Schettini dá dicas sobre o que deve ser feito para manter um visual bonito e adequado para cada tipo de cabelo. “Os cabelos cacheados devem ser hidratados semanalmente, além de cauterizados mensalmente. As mulheres devem usar shampoo e condicionar adequados para o tipo de cabelo, ‘leave in’ e modelador de cachos”, diz.

 

Outra boa dica é secar os fios com a toalha amassando os cachos e com secador, se necessário. Além disso, o hair stylist alerta: “Cuidado com o vento forte, esse tipo de cabelo não pode ser exposto ao vento”.

 

Para cabelos ondulados, a orientação é valorizar as ondas com cortes em camadas, losango e quadrados com desfiados. “Dependendo do tipo da raiz, é necessário que a pessoa faça hidratação. Se o cabelo é ondulado no dia-a-dia, secar com difusor pode até obter cachos e secar na escova permitirá ondas mais largas”, explica Schettini.

 

Já as mulheres que têm cabelos crespos ou muito crespos, devem freqüentar o salão e cuidar do cabelo no dia-a-dia com escova ou bóbis grandes para que ele assuma uma forma adequada. “Cauterização e hidratação a base de óleo e água são procedimentos extremamente importantes nestes tipos de cabelo”, garante.

~ por cabeleireiro em julho 21, 2008.

40 Respostas to “Saiba qual o tratamento indicado para alisar seu cabelo”

  1. Adorei o site !

    E queria dicas de tratamentos para cabelos cacheados faceis e que podem ser feitas em casa

    Queria saber também o que eu faço com as pontas do meu cabelos cacheado que sempre afinam não adianta cortar que elas sempre voltam a ficar do mesmo jeito !!

    bj

  2. Oi Tamara,

    em breve teremos um novo post sobre cuidados e tratamentos para os cabelos cacheados.

    Aguarde!

    beijos

  3. meu cabelo está em fase de transição de relaxado para natural. quero reaprender a mexer com ele. como posso entrar em contato com o hair stylist Paulo C. S.?

  4. Oi Paula,

    o contato do Paulo você encontra no link abaixo:

    http://www.pcschettini.com.br/

    beijos

  5. também adorei esse relatorio de alisar os cabelos eu estou abrindo um salão e gostaria de saber mais sobre os cortes atuais e mais sobre alisamento e mechas

  6. Olá

    Tenho uma dúvida quanto a compatibilidade de produtos de relaxamento.
    Usei recentemente um produto chamado Afrohair da Embeleze que possui em sua composição hidróxido de amônia e tioglicolato de amônia e gostaria de saber se existe compatibilidade com o produto X-tenso da Loreal, ou com o Wellastrate da Wella e também com o produto da marca alemã schwarzkopf.
    Fico no aguardo, obrigada

  7. meu cabelo é liso na raiz mas muito ondulado e armado no comprimento; então fiz escova progressiva da doctor hair, mas quando lavei os cabelos da primeira vez em casa ,ele não mais ficou lissinho, mas ficou solto e ondulado com aspecto bem natural gostei em partes do resultado,porque gostaria mesmo é que ele ficasse liso, posso fazer uma nova progressiva com outra linha de produtos ? você me indicaria algum? quando posso fazer outra escova?

  8. Oi Maria,

    em primeiro lugar você deve consultar seu cabeleireiro para saber qual é a base da progressiva Doctor Hair. Se for formol, como a maioria das progressivas, você deve esperar no mínimo 3 meses para refazer o processo.

    beijos

  9. Oi Marcia,

    você só poderá fazer outro relaxamento se tiver a mesma base, hidróxido de amônia e tioglicolato de amônia. Caso contrário não poderá ser feito, pelo menos enquanto o antigo relaxamento não tiver saído do cabelo.

    beijos

  10. oi, eu faço relaxamento a cada 3 mêses a quase um ano. Meu cabelo está fraco,quebradiço e cheio de pontas duplas.
    gostaria de saber o que eu poderia fazer para trata-los e dicas sobre produtos para usar em casa. gostaria de saber tambem qual é o melhor corte para cabelos cacheados compridos. OBRIGADA!

  11. Francielle,

    temos um post só sobre alisamento:

    http://casadocabeleireiro.wordpress.com/2008/06/04/especial-alisamento/

    Acho que isso vai te ajudar!

    beijos

  12. Olá, estou com dúvida mortal. Quero alisar os cabelos mas tenho receio de não ficar bom. Meu cabelo é cacheado como o da Ana Paula Arósio e amo demais meus cachos, porém gostaria de ter cabelo super liso por ser mais fácil de cuidar/arrumar. Tenho medo de alisar e me arrepender. Que faço? vou a um psicólogo? entre cabelo cacheado e liso, queria ter liso, mas minha vontade era continuar com ele cacheado. :)

    beijos a todos.

  13. Oi Grazie,

    que dúvida cruel…hahahaha! Bom, toda mulher precisa se sentir bem consigo mesma, nesse caso esolha a opção que for te trazer bem-estar perante o espelho. Consulte bons profissionais e com certeza os resultados serão satisfatórios.

    Boa sorte e um beijo

  14. oi, sempre usei sódio para relaxar meu cabelo, que encaracolado e bem cheio, a raiz e lisa mas a medida que cresce ele é resecado, só que como os fios brancos estão aparecendo da penúltima vez que relaxei também pintei, só que com tinta à base de amônia, daí na última vez que relax. tive que usar tioglicolato de amônia, pois no teste com sódio o cabelo arrebentou, isso ja faz 4 meses, a dúvida é o que fazer agora, que procedimentos usar visto que preciso relaxar e pintar

  15. Quero alisar meu cabelo ,e ele é como o da Ana Paula Arósio e secos gostaria de saber qual tratamento deixaria meus cabelos lisos talvez o alisamento Marroquina??

    Beijos

  16. Oi!
    Estou com uma dúvida em relação ao meu cabelo, ele é ondulado, volumoso e cheio de frizz, e isso me dá muita raiva porque antes ele era mais liso e não tinha volume nem frizz.Não sei porque de um tempo pra ca ele ficou assim!
    Mas a minha dúvida é qual a melhor progressiva que eu posso fazer para meu cabelo voltar a ser liso, ou até um produto que pelo menos abaixe o volume e acabe com os frizz.
    Muito Obrigado,
    Yasmin Paola!

  17. Meus cabelos são tingidos, e já fiz umas três progressivas.Mas o resultado não está sendo muito satisftório.No salão de beleza me indicaram relaxar os fios e, depois fazer a escova progressiva. Mais estou com muito medo, dizem que cabelos tingidos não podem ser relaxados. Me ajude a esclarecer isso, pois tenho medo dos meus cabelos cairem, apesar dos teste.

  18. Fiz alisamento definitivo em Outubro de 2007… a base tioglicolato de amonia e agora gostaria de fazer uma escova progressiva (aroma do campo) a base de Hidroxido de Amonia. Ja fiz o teste mecha e passou. e também sempre cuido das minha madeixas. POsso fazer??? to morrendo de medo!!!

  19. quero um relaxamento que não deixe o cabelo duro ruim de pentear(uso guanidina)e meu cabelo é médio.O que posso usar?

  20. Olá, meu nome é Renata, tenho os cabelos crespos porém faço relaxamento a muitos anos com guarnidina, minha cabelereira me sugeriu que eu trocaase a guarnidina pela amônia, não sei muito sobre isso por isso estou insegura, goataria de saber se isso é recomendável, se o resultado no meu cabelo será melhor??

  21. comecei agora trabalha com alisamrnto queria mais dicas

  22. queria sabe sobre o relaxamento a base de oleo se e compativel com qualquer tipo de cabelo um abraco

  23. gostaria de saber qual é o relaxamento ideal para quem quer um efeito ondulado e nao super “cacheadinhos”. mas algo mais dispojado.. que de um efeito mais suave..mas lembrando gosto de tingir meus cabelos. obrigada!!!

  24. oi corrigindo meu e-mail…

  25. gostaria de repetir a mesma pergunta da Deise acima: Um relaxamento p/ quem tem cabelos cacheados mas q quer só dar um efeito mais suave, e lembrando q precisamos usar tintura p/ pintar as madeichas! obrigadinha!

  26. meu cabelo é muito crespos e deve ser cuidado

  27. pinto meus cabelos com a tinta da Loreal gostaria de saber se posso usar o Creme de Relaxamento e Encacheamento c Queratina e Vit A meus cabelos não são lisos e nem crespos,. Fico aguardando sua resposta. Agradeço desde já

  28. Olá!!! estou com uma dúvida grande pq meu cabelo é um pouco cacheado esta com muito frizz e volume, coisa que eu não tinha antes. E outra coisa ele esta caindo. não sei o que fazer gostaria de saber qual o melhor alisamento pra ele. E se eu posso fazer uma progressiva. Eu tenho muita vontade de ter cabelos lisos e gostaria de saber o melhor procedimento. Obrigada..

  29. O meu cabelo está todo quebrado e caindo muito, quero saber o que devo fazer para resolver este problemão.obrigada.

  30. Olá! Sou loira natural, tenho cabelo curto, pouco e bem enrroladinho, com dificuldade de crescimento e com tendência a queda e não consigo arrumá-lo. Gostaria de saber se com essas características posso fazer escova marroquina.

  31. Olá, eu gostaria de deixar meus cabelos com cachos definidos, pareciso com o da Ana Pauia Arosio, eles já são enrolados, mas estão um pouco descuidados. Qual dica de tratamento e cuidados diários que vc me indica?
    Marcas de shampoos, condicionador, cremes…

  32. olá oi eu gostaria de saber meu cabelo são muito crespo mesmo e volmosos eu qero fazer uma alisamento eu ja fui em varios salões ver a respeito pois tenho medo de estragar.. a mulher mi disse o mais indicado ela o tiogricolato axo q éh isso q era melhore caso ficasse alguma andulação ela iria passa aonde fico meio andulado??? o q vcs axam? espero uma resposta de vcs pois gostei de site axei intessante por isso mandei a pergunta. obrigada

  33. Meus cabelos são de estrutura fina e médios,uso guanidina,me indicaram o produto afrohair da embeleze ,posso usar sem medo?caso nao possa qual melhor indicado?Obrigada!

  34. se o cabelo for fino ,ressecado e andulado o que fazer??

  35. Gosteii do site :P
    Mais eu quero saber,o nome do produto q nao use formol???
    Agradecida

    • Oi Gabriella,

      Ouvi falar da Blindagem da Linha 100 % Ever. O produto não contém formol e promete os mesmos resultados da escova progressiva. Vale a pena pesquisar mais…

  36. oi,eu usei a antiga pasta célia,meu cabelo era lindo e crescia muito,depois o produto acabou comecei a usar alisantes com ácido tioglicólio(SFERA), meu cabelo está horrível não cresce e ressecado principalmente na raiz e nas pontas.Gostaria de saber qual a composição da antigo creme célia???

  37. eu tenho o cabelo cacheado e quero deixar ele bem lisinho qual o melhor produto aconselhaveio ?

  38. amaciante de cabelo é prejudicial de alguma forma ??, onde compro e como escolho ??, funciona por quanto tempo ??, faz mal passar em cabelos tingidos ?? porque tenho o cabelo bastante enrolado e volumoso e ainda por cima vermelho, quero alisa-lo mas preciso ter certeza se esse amaciante funciona de verdade, alguém pode me responder ??, eu imploro não sei mais o que fazer com meu cabelo, imploro por ajuda, desde já agradeço

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 33 outros seguidores

