Pintura de cabelos sem erro

As mulheres adoram mudanças, principalmente aquelas que contribuem para melhorar o visual. Dependendo do estado de espírito, uma morena pode virar uma loira sensual e, tempos depois, uma ruiva deslumbrante. O problema é que os cabelos acabam sofrendo com estas transformações, principalmente se tudo der errado e a cor não ficar exatamente como o esperado.

Segundo o hairstylist Nilton Tamba, pintar os cabelos requer um pouco de conhecimentos de colorimetria, para acertar a nova cor de acordo com a sua antiga cor. Se você for pintar os cabelos em casa, na hora de escolher a tonalidade, aproxime a caixa do produto a seu cabelo e compare. “Tons muito distantes da cor original dificilmente ficam da cor que está na garota da caixa. É preciso que as cores sejam próximas, como, por exemplo, um loiro escuro e um castanho claro, para que os riscos de manchar o cabelo sejam diminuídos”, explica.

Pintar os cabelos em casa também requer cuidados para não danificar os fios. Ler a bula do produto é fundamental. Não esqueça de fazer o teste de alergia na pele do braço para saber como reage ao produto. Além disso, é fundamental respeitar o tempo de ação da tinta. Comece passando o produto nas pontas e no comprimento dos fios, onde a ação é mais lenta. Deixe para passar na raiz, área onde a temperatura é maior, pela proximidade com o couro cabeludo, apenas nos momentos finais.

Mas não corre riscos somente quem pinta os cabelos em casa. Mesmo um cabeleireiro pode errar na aplicação de uma tinta, principalmente se ele não tiver todas as técnicas necessárias para efetuar a tarefa. A dica é procurar sempre profissionais qualificados. “Pergunte para aquela sua amiga, que tem os cabelos lindos e bem pintados, onde ela cuida do cabelo”, ensina Nilton.

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a querer pintar os cabelos. Pode ser para mudar o visual ou para esconder os fios brancos, mas qualquer que seja o motivo, a pessoa deve sempre, na hora de escolher a cor, pensar no fator pele. “Se a pele não combinar com a cor escolhida, um bom cabeleireiro deve alertar. A conversa com o profissional é fundamental para uma escolha certa”, aconselha o cabeleireiro.

Para saber se o profissional escolhido é realmente bom, Nilton dá mais dicas: “o cabeleireiro deve fazer um diagnóstico do cabelo, analisando a cor natural e a cor que a pessoa deseja. O profissional também analisa se o cabelo é virgem porque tinta não clareia tinta. Além disso, é preciso conhecer um pouco da pessoa, saber o que ela faz, tudo em busca de equilíbrio”.

E como acertar na cor? Segundo Nilton Tamba, o grande segredo está em prestar atenção no contraste entre a pele e o cabelo, optando por uma cor quente e outra fria. “Quando se fala de cor, é inevitável falar de contraste. O contraste, porém, nunca pode ser muito grande como, por exemplo, um cabelo muito escuro com mechas muito claras. É preciso achar o equilíbrio entre a pele, a cor natural e as nuances de sobretons, ou entre a pele e a cor escolhida”, diz Nilton.

Combinações do cabelo e da pele

- Vermelho: ele pode deixar a pessoa pálida, por isso deve ser aplicado com cautela. Combina com pessoas de pele muito clara e fria, tipo pele de porcelana. “Pessoas de pele morena ficam muito artificiais e apagadas com cabelo vermelho. Se a pessoa quiser mesmo assim, pode optar por um degradê, que abre levemente, partindo do tom natural até acobrear as pontas. O meu conselho aqui é: nada que é muito artificial fica bom”, ressalta Nilton Tamba.

- Loiro: basicamente combina com peles brancas. “A pessoa que quer ser loira como a Xuxa, por exemplo, tem que ser ousada porque esta cor acaba deixando o rosto pálido, apagado, exigindo maquiagem para dar cor e vida ao visual. Morenas devem evitar, mas se optarem pela cor, a dica é trabalhar o loiro de baixo para cima. As pontas ficam mais claras e escurecem gradativamente até chegar à cor natural na raiz. E atenção: em uma pessoa de pele morena e cabelo muito escuro, um loiro escuro é o suficiente para deixá-la linda”, destaca o hairstylist.

- Pretos e castanhos: eles combinam com todas as peles. “Um preto numa pele branca, por exemplo, é um contraste lindo, mas a pessoa deve pensar bem antes de aplicar porque a coloração preta possui todos os pigmentos da colorimetria. Para reverter o processo e descolorir depois é mais difícil”, enfatiza Nilton.

Pintou e não gostou?

Calma, só há motivo para desespero se a cor escolhida era o preto, que, como falado acima, é difícil de remover do cabelo. Se você pintou de loiro e não gostou do resultado, Nilton aconselha a passar a cor natural em cima. Se o resultado ficou mais escuro do que o esperado, porém, não dá para consertar sozinha. “Infelizmente, tinta não descolore tinta. Neste caso, é preciso ir ao cabeleireiro para que ele aplique um descolorante”, adverte o especialista

Antes e depois de pintar

Antes, é essencial que você saiba que seus cabelos nunca mais serão os mesmos. “O cabelo pintado sofreu uma agressão e precisa de mais cuidados que os fios naturais para ficar bonito, saudável e com brilho. O ideal é não abusar de tinturas e, muito menos, descolorantes. Por exemplo, quando o cabelo é virgem e só se quer clarear um ou dois tons, aconselho usar uma tinta loira em vez de um descolorante. Ela agride menos os fios e dá um efeito mais natural”, ensina Nilton.

Se você é adepta da tintura e pinta seus cabelos com freqüência, saiba que o excesso de coloração agride os fios, que ficam opacos e quebradiços com as constantes aplicações de químicas. O ideal é não abusar de tinturas. Se o seu problema são os brancos, retoque somente a raiz, em vez de pintar os cabelos inteiros. Além disso, cuide dos fios, usando produtos específicos para cabelos coloridos, que inclusive fazem a cor durar mais, e faça hidratações periódicas com produtos com queratina na fórmula.

Se os seus cabelos são crespos, um cuidado a mais. “Cabelo crespo resseca muito quando recebe tintura. A solução é usar, para tingir, tonalizantes, que dão brilho e cor e cuidar muito, sempre”, ensina Nilton. Cabelos quimicamente tratados também precisam de uma avaliação mais minuciosa na hora de aplicar a coloração porque podem simplesmente não aceitar mais intervenções.

texto de Virgínia Vargas

About these ads

~ por cabeleireiro em junho 3, 2008.

18 Respostas to “Pintura de cabelos sem erro”

  1. virginia, oque pode ser feito para deixar a raiz dos cabels tingidos igual o restante dos fios;exemplo, consegu clarear os fios para castanho claro mas nao consigo retocar a raiz para ficar igual, o meu cabelo era preto consegui deixar mais clarocomtonalidade loiro escuro, mas a raiz branca nao fica igual.obrigada

  2. Vc conhece algum produto castanho escuro p/ retocar raízes brancas até chegar o dia de pintar? Tipo um corretivo ou maquiagem p/ cabelo.

  3. Oi Cláudia,

    fique atenta ao novo post sobre produto para retoque rápido de raiz. Qualquer dúvida ou para mais informações entre em contato.

    Beijos,

  4. como eu faço para não acontecer isso,isso me incomoda e muito como aço par nao mi acotecer mais isso?

  5. Quando eu retoco minha raiz ela fica mais escura do que o tom que estava no meu cabelo,e isso é feio,como faço para nao acontecer mais isso?

  6. Oi Mah,

    provavelmente isto ocorre quando você deixa a tinta muito tempo no cabelo. O ideal é você deixar menos tempo, pois assim a absorção da tinta será menor e a cor vai ficar menos intensa. Tente fazer isso na próxima vez que for retocar.

  7. olá
    estou com dúvidas com a tintura q devo passar, pq usei a cor acaju só q não ficou a cor q eu esperava, quero saber se eu passar a cor mel tabaco da imedia vai pegar no meu cabelo e se não vai ficar manchado?

  8. olá,é que cortei o meu cabelo e quero pintar,mas o meu tom de pele é o jambo e meu cabelo é castanho médio, não sei o que fazer pois não acho cor que combine comigo
    vc tem alguma dica??
    muito obrigada
    com carinho beijos !!!

  9. Gostaria de saber se tem algum produto para retocar a raiz do cabelo, até chegar o momento de retocá-la?

    Grata

  10. Oi, pintei o cabelo em salão e pedi para coloca-lo na cor castanho-claro pois estava avermelhado ele passou castanho claro com loiro médio acizentado mas o cabelo puxou para o preto acho que está castanho bem escuro. Quero clariar um pouco o que faço?

  11. Eu sou morena clara e gostaria de clarear o tom do meu cabelo mas não tenho nem uma solução que cor será que posso atingir o me cabelo;*

  12. olá tenho mechas louras nos cabelos,minha raiz cresceu posso está retocando a raiz com tinta loura acizentada?

  13. OLA MEU TOM DE PELE E JAMBO,OU ATE MESMO MAIS CLARO UM POUCO,
    SEMPRE FAÇO LUZES LOIRAS NO TOM MAIS ACINZENTAO,E GOSTO MUITO E AS PESSOAS TAMBEM ELOGIAM BASTANTE SE EU PINTASSE O CABELO TODO NUM TOM ACINZENTAO FICARIA LEGAL EM VEZ E FAZER LUZES?

  14. trabalho

  15. que cor usar em cabelos de raiz escuras(devido o crescimento do cabelo) e as pontas louras?

  16. o meu cabelo é virgem ainda,e eu to querendo pintar o meu cabelo porq eu não gosto da cor dele CASTANHO ESCURO. Então eu queria pintar ele de preto, voce acha que isso é aconselhavel?
    eu só tenho 14 anos e quero a opnião de voces !

    • olha eu tenho 14 anos…..meu cabelo era da mesma cor que o seu…
      eu pintei de preto azulado ficoi lindo…pelo menos pra mim ficou combinou com a minha pele…

  17. Olá
    O meu nome é carla. Cerca de 8 meses pintei o meu cabelo de preto para ficar com uma cor uniforme. Hoje já estou cansada, queria regressar á cor natural, castanho claro. Fui ao cabeleireiro fez-me uma decapagem, mudança de cor e banho de tinta. O resultado foi mau. fiquei com o cabelo todo manchado. O que devo fazer? é aconselhável outra decapagem, tendo feito a primeira á duas semanas?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: